Como emitir o CUIL argentino
Como obter o CUIL

Como emitir o CUIL argentino

Vejamos a seguir como emitir o CUIL argentino para brasileiros. O CUIL – Código Único de Identificação de Trabalho é um número de identificação fornecido pela ANSES para cadastrar as contribuições de aposentadoria, acessar o Bolsa Família e realizar procedimentos em outros órgãos públicos, nos bancos, cartórios de automóveis, entre outros.

Os estrangeiros que pretendam trabalhar no país devem gerar um CUIL provisório, tendo concluído previamente os procedimentos de imigração. Assim que obtiverem o DNI para estrangeiros ou cidadãos naturalizados, devem gerar o CUIL definitivo solicitando a unificação com o provisório.

Para solicitar a unificação, acesse o website:

https://www.anses.gob.ar/tramite/generacion-de-cuil-solicitud-de-unificacion

Quem pode fazer o CUIL

Se você é estrangeiro e deseja trabalhar no país em regime de dependência, deverá gerar um CUIL provisório na ANSES, após concluir os trâmites de imigração necessários. Uma vez obtido o seu DNI de estrangeiro ou naturalizado, deverá gerar o CUIL final solicitando a unificação com o provisório. Para solicitar a unificação de CUIL, o formulárioPS1.48 de Solicitação de Unificação de CUIL deve ser enviado.

Para que serve o CUIL

Ter o seu CUIL permite-lhe aceder aos programas e benefícios da Segurança Social, tais como o Abono de Família, Abono Universal para Crianças ou aposentadorias e pensões. Além disso, ele é necessário realizar procedimentos em outros órgãos públicos, nos bancos, cartórios, entre outros.

Documentação para obter o CUIL

Para obter o CUIL será necessário ser maior de 18 anos e apresentar os seguintes documentos:

  • DNI para estrangeiro / naturalizado.
  • Caso não tenha um DNI, use o comprovante de migração informando o tipo de residência atual e entrada no país.
  • Passaporte com indicação do tipo de residência, que não pode ser turística nem permanente.
  • Autorização de entrada no país emitida por Consulados ou em virtude de Acordos Internacionais.

Como emitir o CUIL argentino

O procedimento é totalmente presencial, sem necessidade de marcação de turnos.

Reúna a documentação correspondente, dependendo do seu caso. Em seguida, apresente a documentação no escritório da ANSES mais próximo, sem a necessidade de marcar um turno.

Escolha o escritório de atendimento mais próximo:

https://www.anses.gob.ar/oficinas-atencion-al-publico

Baixe o Manual

https://www.anses.gob.ar/sites/default/files/cartilla/2018-03/Cartilla%20CUIL.pdf

Como estudar medicina na Argentina

Top 10 Viagens e Consultoria é uma empresa especializada, referência na América Latina em Assessoria para Estudar Medicina na Argentina, ajuda alunos brasileiros a estudarem nas melhores universidades públicas e privadas da Argentina, como a UBA, UAI, UNLP, UNR, BARCELÓ, entre outras.

Atuando como Agência de Viagens faz a emissão de passagens aéreas e terrestres nacionais e internacionais, hospedagem e translado, além de ser emissora de Seguro Viagem e Saúde com cobertura para COVID autorizada pela Universal Assistance.

Mais informações pelo (69) 99224-2552 ou acesse www.top10viagens.com.br

Fonte: Redação Top 10, com informações da ANSES