Como remarcar ou cancelar passagens aéreas
Como remarcar ou cancelar passagens aéreas

Como remarcar ou cancelar uma passagem aérea

Siga nossas dicas como remarcar ou cancelar uma passagem aérea sem dores de cabeça desnecessárias. E realizar a melhor forma de alterar, cancelar ou reembolsar sua passagem.

Mais da metade dos bilhetes de voos vendidos no Brasil, não são reembolsáveis e o cliente acaba perdendo o valor da passagem.

Quem nunca precisou remarcar ou cancelar uma passagem aérea e surpreendeu-se com os enormes custos para realizar essa operação?

Uma viagem independente do destino, envolve gestão dos riscos pessoais, familiares e profissionais, além dos possíveis imprevistos. Os bilhetes possuem muitas regras, taxas e procedimentos que acabem dificultando nesses casos.

Hoje existem muitos bilhetes que não são reembolsáveis, onde o custo para realizar uma alteração pode ser muito superior ao valor pago na passagem aérea.

Dicas: Como remarcar ou cancelar uma passagem aérea

– Você tem até 24 horas para manifestar o seu direito de arrependimento e cancelar a compra sem custos: Desde que a passagem seja adquirida com pelo menos 7 dias de antecedência à data do voo. Essa regra vale para compras realizadas pela internet e lojas físicas.

– Verifique se houve alguma alteração por parte da companhia aérea antes de pedir reembolso: Caso haja uma alteração maior que 30 minutos, você tem direito a reembolso, ou remarcar o bilhete para outra data ou em outro voo de sua escolha, mantendo o mesmo itinerário.

– Tente antecipar o voo no mesmo dia da viagem, antes de remarcar o bilhete: Caso precise viajar mais cedo, a antecipação de voo pode ser útil e também gratuita, mas a antecipação depende de disponibilidade no voo.

– Caso perca o voo de ida, o voo de volta pode ser utilizado sem custo adicional: Mas cuidado, para não pagar multas, será necessário avisar a companhia com antecedência. Muitas das vezes, torna-se mais barato comprar uma nova passagem somente para o trecho de ida, ao invés de remarcar apenas o voo de ida.

– Reembolso deve ser realizado em até 7 (sete) dias: Nesse caso pode haver demoras por conta das faturas de cartão de crédito ou quando realizado por agência de viagens. Mas durante a pandemia nos voos comprados até 31/10/2021, o prazo para reembolso será de até 12 meses.

– Erro no nome ou sobrenome dos passageiros: Erros de grafia, como a falta de letras, letras trocadas ou nome e sobrenome invertidos podem ser corrigidos sem custo, desde que comunicados à companhia com antecedência à data da viagem. Mas não é possível trocar o nome de um passageiro, mesmo com pagamento de multas.

– Adicional de bagagem: Em caso de perda de voo ou cancelamento do bilhete é possível aproveitar o valor no caso de remarcação ou reembolso.

Veja também… O que você precisa saber sobre as bagagens de mão

Remarcação ou reembolso?

Sempre faça as contas, o que será mais vantajoso para você antes de solicitar a companhia aérea. E também guarde sempre o bilhete que será sua confirmação de compra, pois nele contem informações importantes sobre o seu voo, que serão muito úteis no caso de precisar realizar uma remarcação ou cancelamento de bilhete de viagem.

Independente de tantas regras ou procedimentos, conte sempre com a assessoria de uma agência de viagens especializada, pois ela saberá sempre a melhor maneira como remarcar ou cancelar uma passagem aérea.

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Fonte: Redação Top 10 Viagens e Consultoria