Exame de Espanhol CEI, Celu e Siele
Exame de Espanhol CEI, Celu e Siele

Exame de espanhol CEI, CELU e SIELE

Entenda a diferença do exame de espanhol CEI, CELU e SIELE para estudar medicina na Argentina.

A exigência do Certificado não se trata de uma barreira imposta para dificultar o acesso de estudantes estrangeiros, e sim uma adequação das Universidades que visam promover a integração acadêmica e sociocultural do estudante internacional através do exame de espanhol CEI, CELU e Siele.

Desse modo para a realização da matrícula, passou-se a exigir os certificados de proficiência em espanhol com nota de aproveitamento mínima B2. Nesse caso, aconselhamos a contratação de um curso particular preparatório específico para os exames.

Exame de espanhol CEI

O CEI – Certificação espanhola para estrangeiros, é um exame da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA, especialmente concebido para avaliar a capacidade de falar, compreender e escrever na universidade. É composto por duas partes: uma prova escrita e uma prova oral. E credencia o nível de espanhol exigido para admissão ao Ciclo Básico Comum (CBC) da Universidade de Buenos Aires – UBA, nível B2.

A parte escrita consiste em uma atividade de compreensão oral, duas atividades de compreensão de leitura e duas atividades de produção escrita, onde os candidatos leem textos semelhantes aos lidos por quem está estudando, escrevem pequenos textos e ouvem uma parte de uma aula ou palestra. Depois de aprovada a prova escrita, a parte oral consiste em uma curta entrevista com um professor e uma breve apresentação sobre um determinado tema em slide.

Como realizar a inscrição do exame CEI:

As inscrições deverão ser realizadas através do Website:
http://www.idiomas.filo.uba.ar/es/node/145

Endereço para realizar o exame CEI:

  • O Exame Escrito acontecerá na sede em Puan 480, Ciudad Autónoma de Buenos Aires;
  • O Exame Oral acontecerá na sede em 25 de mayo 221, Ciudad Autónoma de Buenos Aires;

Exame de espanhol CELU

O CELU – Certificado de Español: Lengua y Uso, é um exame de Espanhol / Língua Estrangeira (E/LE) que tem como objetivo avaliar o desempenho de falantes não-nativos (como os brasileiros) em língua espanhola.

Possui o aval do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da República Argentina, em uma resolução conjunta com o Ministério das Relações Exteriores do país. Além disso, é reconhecido, conjuntamente com o CELPE-Bras (Certificado Brasileiro de Português como Língua Estrangeira), pelos ministros da Educação do Brasil e da Argentina.

Atualmente, o Consorcio Interuniversitário que certifica o exame conta com a participação de quinze universidades nacionais argentinas: de Buenos Aires, Nacional de Catamarca, Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Nacional del Comahue, Nacional de Córdoba, Nacional de La Pampa, Nacional de La Plata, Nacional del Litoral, de Lomas de Zamora, Nacional de Mar del Plata, Nacional de Quilmes, Nacional de Río Cuarto, Nacional de San Luis, Nacional de General San Martín e de Villa María

Aonde realizar o exame CELU no Brasil

O exame de espanhol CELU também pode ser realizado no Brasil nas seguintes cidades: Alfenas, Bagé, Belo Horizonte, Brasília, Chapecó, Curitiba, Foz do Iguaçú, Manaus, Porto Alegre, Realeza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria, São Paulo, Tocantins e Uberlândia.

Confira o endereço de todos os postos aplicadores do exame de espanhol CELU, acessando o website: https://www.celu.edu.ar/es/content/sedes

Validade do Certificado

O certificado tem validade indeterminada e pode ser apresentado como comprovante de competência em língua espanhola para entidades acadêmicas e instituições, empresas públicas ou privadas. O exame avalia o uso adequado da língua, mas não habilita para o ensino de espanhol como língua estrangeira.

O CELU é reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores e Culto da Argentina. Internacionalmente é reconhecido pelos governos do Brasil e da China.

Realização do Exame

O exame CELU é aplicado duas vezes ao ano, sendo uma prova aplicada em cada semestre, geralmente nos meses de junho e novembro.
As Inscrições deverão ser realizadas online através do website: http://www.celu.edu.ar

Exame de espanhol SIELE

As avaliações do Siele – Serviço Internacional de Avaliação de Língua Espanhola, poderão ser realizadas em uma sede credenciada ainda no Brasil ou diretamente na cidade de Buenos Aires.

Como realizar a inscrição do exame de espanhol Siele

As Inscrições deverão ser realizadas online através do site: https://siele.org/reservas, mediante cadastro no site e em seguida, selecionando o país que será realizado a avaliação, cidade, local e data do exame.

Para realizar a matrícula nas universidades públicas argentinas, exige-se que o aluno obtenha o certificado de espanhol com a nota mínima B2, aplicada ao exame na modalidade “S5”, aceito pela UBA e na modalidade “Global” aceito pelas demais universidades.

Clique aqui para mais informações sobre o exame de espanhol Siele

Como estudar medicina na Argentina

A Top 10 Viagens e Consultoria é uma empresa especializada, referência na América Latina em Assessoria para Estudar Medicina na Argentina, ajuda alunos brasileiros a estudarem nas melhores universidades públicas e privadas da Argentina, como a UBA, UAI, UNLP, UNR, BARCELÓ, entre outras

Atuando como Agência de Viagens faz a emissão de passagens aéreas e terrestres nacionais e internacionais, hospedagem e translado, além de ser emissora de Seguro Viagem e Saúde com cobertura para COVID autorizada pela Universal Assistance.

Mais informações pelo (69) 99224-2552.

Fonte: Redação da Top 10, com informações do Laboratório de Idiomas da Universidade de Buenos Aires – UBA, do website www.celu.edu.ar e website www.siele.org