Bagagens de Mão: Dicas, tamanho e peso permitidos
Bagagens de Mão: Dicas, tamanho e peso permitidos

O que você precisa saber sobre as bagagens de mão

Vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre as bagagens de mão. Dicas, tamanho e peso permitido para viagem.

As companhias aéreas brasileiras iniciaram deste o dia 10 de abril de 2019, a fiscalizar com mais rigor o tamanho das bagagens de mão, principalmente nos aeroportos das cidades de Brasília, Curitiba, Natal, Campinas, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro.

A fiscalização será feita pela ABEAR antes do passageiro entrar na área de raio-x para o embarque.

Saiba o tamanho máximo das bagagens de mão

O tamanho padrão adotado para as bagagens de mão, será o mesmo para as companhias aéreas Gol, Latam e Azul.

Segundo a ABEAR, as bagagens podem ter até 35cm de largura, 25cm de profundidade e 55cm de altura. Essas dimensões seguem os padrões internacionais da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

Peso permitido para bagagens de mão

Além dos tamanhos, o que você precisa saber sobre as bagagens de mão sobre o peso, é que têm de somar tudo, isso incluindo as rodinhas e a alça, o peso máximo de 10 quilos.

Além das bagagens de mão, os passageiros podem levar apenas mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa, uma mochila para notebook, uma bolsa para bebê ou uma sacola de produtos comprados nas lojas do aeroporto.

Líquidos (cosméticos, bebidas) para transportar nas bagagens de mão, use recipientes de plástico com o volume máximo de 100 ml, cada um. Todos os recipientes devem caber em um saco de plástico transparente e não devem exceder o volume de um litro, se somados. Dos limites descritos, se aplicam duas exceções: alimentos para bebês e medicamentos necessários durante o voo.

O que você precisa saber sobre as bagagens de mão

  • Uma sugestão interessante, principalmente se sua viagem tiver conexões, é levar ao menos uma troca de roupa;
  • Dinheiro, documentos, eletrônicos (desde que respeitem os limites de pesos e dimensões) e outros objetos de valor, como joias, sejam transportados com você na cabine;
  • Carregador dos eletrônicos e um bom livro, lembre-se que em países diferentes, possuem tomadas diferentes;
  • Produtos de higiene, respeitando as normas de transporte citadas anteriormente;
  • Hidratante labial e tome bastante água para não desidratar;
  • Geralmente no avião esfria bastante, leve uma blusa mais quente para não passar frio;
  • Gomas de mascar. Elas podem aliviar o desconforto das dores de ouvido (caso você sofra com isso);
  • Os remédios para enjoo, desde que recomendados pelo seu médico;
  • Almofadas para pescoço e aquelas máscaras para os olhos, podem garantir um maior conforto durante a viagem;
  • Em viagens internacionais, leve um dicionário de idiomas pode te ajudar a entender as placas dos aeroportos ou auxiliar, caso seja necessário;
  • Acrescente uma caneta e caderninho para anotar desde seus pensamentos (pois viagens inspiram boas ideias) até informações que acabou de descobrir;
  • E por último, jamais esqueça de levar suas havaianas 🙂

Tente deixar as coisas pequenas e utilizáveis ao longo da viagem, na bolsa das costas do assento à sua frente. Isso vale para uma nécessaire e suas havaianas.

Cuidando para não pagar excesso

A ABEAR afirma que as malas fora do padrão deverá ser despachada nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem”, afirmou a associação.

Top 10 Viagens e Consultoria

A Top 10 Viagens e Consultoria é uma empresa especializada, referência na América Latina em Assessoria para Estudar Medicina na Argentina, ajuda alunos brasileiros a estudarem nas melhores universidades públicas e privadas da Argentina, como a UBA, UAI, UNLP, UNR, BARCELÓ, entre outras.

Atuando como Agência de Viagens faz a emissão de passagens aéreas e terrestres nacionais e internacionais, hospedagem e translado, além de ser emissora de Seguro Viagem e Saúde com cobertura para COVID autorizada pela Universal Assistance.

Mais informações pelo (69) 99224-2552.

Fonte: Redação Top 10 com informações do portal UOL e website da Zupper